terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Seminario na USP discute negocios no mercado imobiliario

casa & ACABAMENTO

[ Redação Cruzeiro do Sul ]



No próximo dia 28, o Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (NRE/Poli-USP), irá promover o seu I Seminário de Pesquisas em Real Estate. Serão apresentadas 32 trabalhos de doutorado e mestrado, divididos em quatro painéis: “Comportamento de Mercados e Economia Setorial”, “Administração de Empresas e Empreendimentos”, “Planejamento de Formatação de Produtos” e “Instrumentos de Investimento em Real Estate ”.

O real estate é uma área que trata da economia e dos negócios do setor imobiliário, abrangendo administração de empresas, gestão de empreendimentos, formatação de produtos, planejamento econômico, financeiro e análise de riscos, explicam os organizadores.

O engenheiro civil Cláudio Alencar, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica e um dos integrantes do Núcleo, explica que todas as pesquisas que serão apresentadas no Seminário abordam problemas atuais do setor imobiliário e, por isso, representam uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões por parte dos investidores. “Além disso, os trabalhos exploram novas fronteiras do conhecimento, abrangendo, em alguns casos, áreas pouco estudadas pelo real estate”, afirma.

No painel “Comportamento de Mercados e Economia Setorial”, por exemplo, além de pesquisas sobre os mercados de hotelaria e de edifícios de escritórios, serão apresentados três trabalhos na área de infra-estrutura, como análises de investimentos em geração de energia elétrica e de investimentos privados em Parcerias Público-Privadas. Já no painel “Administração de Empresas e Empreendimentos”, serão abordados trabalhos sobre planejamento estratégico, além de gerenciamento de empresas e empreendimentos.

A interface das condições urbanas com os empreendimentos imobiliários, uma área de estudo tradicional no real estate, será abordada no painel “Planejamento de Formatação de Produtos”.

Pesquisas sobre os atributos que configuram qualidade às localizações residenciais, fatores de desenvolvimento urbano para inserção de loteamentos residenciais fechados e renovação de edifícios de áreas centrais como alternativa de negócios são alguns dos destaques. Já no painel “Instrumentos de Investimento em Real Estate ” o foco será a área financeira, com destaque para as pesquisas sobre o mercado de Certificados de Recebíveis Imobiliários.

O Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica é o único grupo de pesquisa no Brasil orientado para a economia e os negócios no âmbito do real estate. Desde que foi criado, em 2000, já foram produzidos 81 trabalhos, entre pesquisas de doutorado e mestrado e monografias, estas relativas ao curso de MBA em Real Estate. Atualmente , estão em andamento mais de 88 trabalhos.

Informações e inscrições: carolina.gregorio@poli.usp.br. Veja a programação completa do evento no site http://www.realestate.pcc.usp.br/

Fonte: Cruzeironet

Data: 11/03/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário