terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Imoveis para aluguel podem render mais

Agência Estado



Nos apartamentos de um e dois dormitórios, novos ou usados, pode estar a solução para os insatisfeitos com a rentabilidade advinda nos últimos meses das aplicações em poupança ou fundos de renda fixa, cujos resultados ficam menores à medida que as taxas de juro caem. Investir em imóveis para alugar, segundo dados levantados pelo Secovi-SP, pode ser tão ou mais lucrativo quanto deixar o dinheiro em aplicações bancárias.

José Roberto Federighi, vice-presidente de locação da entidade que representa as empresas do setor imobiliário, o aumento na procura e a baixa oferta de casas e apartamentos em boas condições têm feito o valor do aluguel subir em média 5% na Grande São Paulo. "Investir em um imóvel para locação já concorre com algumas linhas de investimento disponíveis nos bancos. Um apartamento de um dormitório, bem localizado, pode ser comprado por R$ 50 mil. E dá para alugar por R$ 500 com facilidade. É um ganho de 1%", diagnostica.

Com a valorização, o ganho mensal dos proprietários que investem em regiões de maior atratividade e mantêm o imóvel arrumado pode ser equivalente ao obtido com aplicações em poupança. "Existem alguns tipos de imóveis que podem dar um retorno maior. São os apartamentos de um ou dois dormitórios e aqueles voltados para a locação comercial, que não costumam ficar vagos", exemplifica Roseli Hernandes, gerente de vendas e locação da Lello imóveis.

A possibilidade de lucros mais rápidos e maiores com o aluguel de apartamentos menores deve-se à característica singular do mercado brasileiro. "Em outros países, as famílias moram de aluguel por mais tempo. Aqui, o aluguel está relacionado a uma fase particular da vida das pessoas, o começo da carreira profissional, até que se possa comprar a casa própria", aponta Moacir Oliveira, supervisor de locação e vendas do Grupo Hubert.

Além dos resultados imediatos, o investimento em um imóvel traz ganhos a longo prazo. "O dinheiro fica imobilizado e impede que se faça besteiras, uma compra por impulso. O imóvel também valoriza com o tempo, não é como um carro que depois de seis meses não tem mais o cheirinho de novo e já está usado", compara Federighi.

Para começar a investir, alguns bairros com crescimento mais acelerado podem trazer lucros maiores. "Existem bairros com um número maior de lançamentos. O aluguel cobrado por um apartamento novo não tem nem comparação com um usado. Por isso o rendimento em áreas como Perdizes, Pinheiros, Pompéia e Vila Leopoldina cresceu", completa Federighi.

Evite preocupações - Assim como acontece com os investimentos feitos em bancos, que cobram taxas de administração para cuidar do dinheiro aplicado, os contratos de locação gerenciados por imobiliárias também prevêem o pagamento de uma percentagem às empresas. A taxa varia, mas gira em torno de 8%.

A contrapartida está nos serviços oferecidos pelas imobiliárias e administradoras, que devem ser analisados pelo proprietário e comparados antes de se assinar o contrato. "Existe a vantagem de o locador ter tudo em ordem, não precisa se preocupar com o pagamento de IPTU, recebimento do aluguel, assessoria jurídica", ressalta Roseli Hernandes, gerente de vendas e locação da Lello imóveis.

O acompanhamento de um profissional especializado no mercado imobiliário também é fundamental para os iniciantes, que ainda não decidiram onde e como investir. "Nós colocamos um consultor à disposição de quem está interessado em começar a aplicar em imóveis para alugar. Temos oportunidades para todos os perfis de investidores, desde os pequenos até os maiores, para quem deseja correr poucos riscos ou está disposto a ser mais ousado", detalha Roseli.

Para os mais experientes e destemidos para correr riscos, porém, é possível fechar contratos de locação sem o intermédio de uma imobiliária. A lucratividade aumenta, mas a dedicação para cuidar do imóvel e do inquilino também.

Fonte: Último Segundo

Data: 19/01/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário