sexta-feira, 4 de março de 2011

Vai comprar um imóvel? Projetar o futuro é fator essencial

Comprar um imóvel requer ir além das dicas de cuidados a serem adotados na hora da escolha da unidade, financiamento e contrato. A decisão é tão importante que exige até uma certa capacidade de prever o futuro: do salário que o comprador terá nos próximos anos ao tamanho da família.

“Pensar no futuro é fundamental para escolher uma moradia que atenda à necessidade da família nas próximas fases”, afirmou, por meio de nota, o diretor da Daniel & Figueiredo Consultores Associados, empresa especializada em avaliações, perícias de engenharia e estudos de patrimônio, Flavio Figueiredo.

“A realidade mostra que o tempo passa rápido e, por isso, é indispensável encontrar, desde cedo, um bom destino para os investimentos”, disse. Segundo ele, de maneira geral, as pessoas se atêm a sua necessidade atual na hora de escolher um imóvel. E o perfil familiar, na avaliação de Figueiredo, deve interferir na decisão de compra.

Prevendo o futuro

Para não se arrepender mais tarde ou ter de planejar uma nova aquisição, na avaliação do especialista, é preciso vislumbrar como ficará sua vida nos próximos cinco ou mesmo dez anos, antes de decidir comprar determinado imóvel.

A tarefa não é fácil, mas, segundo Figueiredo, é preciso começar por alguns questionamentos: em três anos, estarei casado? Terei filhos? Por quanto tempo pretendo ficar no imóvel? Ele atenderá a minhas expectativas? A escolha do imóvel dependerá das respostas dessas perguntas.

Para o especialista, com elas em mãos, é preciso avaliar se o tamanho do imóvel, sua localização, número de vagas e de cômodos atendem a esse planejamento. Dessa forma, se pretende ter filhos, ainda que não seja agora, procure por um imóvel maior, com mais dormitórios, banheiros e vagas na garagem.

Esses detalhes estruturais da família ajudam a aumentar o tempo útil do imóvel e, por consequência, evitam futuras trocas. “É necessário evitar decisões sem olhar alguns anos à frente, já que a aquisição de um imóvel exige planejamento e boa dose de estratégia”, afirmou Figueiredo. “Como em toda a relação de consumo, é preciso cautela, sobretudo em casos que envolvem grandes investimentos”, completou.

Fonte InfoMoney
Pelo aumento da compra e venda de imóveis em santos estar bem elevado ultimamente vejo essas informações como algo muito importante para os compradores pois muitas vezes nos animamos em fazer algo e por não termos um planejamento acabamos arrumando um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário