domingo, 27 de fevereiro de 2011

Crédito de imóveis deve fechar 2010 em 4% do PIB

O financiamento de imóveis deve atingir 4% do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, revelou a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) nesta quarta-feira (22).

No relatório “Construção Civil: Análise e Perspectivas”, a entidade revelou que, em dezembro de 2004, por exemplo, a representatividade do financiamento de imóveis era de 1,3% do PIB.

Já para 2014, o relatório aponta que a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito De imóveis e Poupança) espera que o financiamento de imóveis chegue a 14% do produto.

Fatores

De acordo com a CBIC, uma série de fatores possibilitou a escalada do financiamento de imóveis no Brasil, entre eles, a estabilidade econômica, a recuperação da renda da população, o crescimento do emprego formal e a flexibilização das condições de financiamento.

Na flexibilização, estão itens como linhas de crédito com prazo ampliado, de até 30 anos, redução das taxas de juros e, com isso, prestações mais acessíveis, e novos produtos.

O relatório mostra que, neste ano, somente em recursos originários da poupança, projetam-se cerca de 400 mil unidades financiadas, em um valor que pode chegar a R$ 50 bilhões. Do orçamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), serão R$ 24 bilhões, também para 400 mil moradias.

Fonte InfoMoney
O crédito de imóveis em santos
representa quantos por cento do PIB da região? O volume movimentado com a compra e venda de imóveis tem sido bem elevado será que ultrassa os 4%

Nenhum comentário:

Postar um comentário