quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dicas para verificar instalações elétricas na compra de imóveis

São muitas as precauções que se deve ter ao escolher um imóvel para comprar ou alugar, mas um item muito importante e pouco avaliado é a qualidade das instalações elétricas. Se forem inadequadas ou se não estiverem com a manutenção em dia, podem colocar em risco os moradores e comprometer a integridade do imóvel.

Um projeto elétrico bem executado também poderá gerar ao futuro morador uma economia de 5 a 10% em sua conta de luz mensal, segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos, o engenheiro eletricista Hilton Moreno.

O Procobre, rede de instituições latino-americanas que promove o uso do cobre e difunde sua contribuição para a qualidade de vida, recomenda nove medidas simples que podem proporcionar a segurança das instalações elétricas, são elas: 1- Antes de fechar a compra, verifique se todos os ambientes têm tomadas de três pinos, o que garante que são aterradas (possuem fio terra). Tomadas de três pinos não são comuns em casas e apartamentos mais antigos.

2- Teste as lâmpadas para comprovar que funcionam normalmente.

3- Verifique se as fiações estão expostas. Elas devem estar protegidas e em ordem.

4- Confira se o quadro de luz tem aparência satisfatória (preservada) e se possui disjuntores DR.

5- Os cabos elétricos de um antigo imóvel podem precisar de substituição por tempo de uso; prédios e casas construídos há vários anos não costumam ter fio terra, o quadro de luz pode necessitar de reforma e é pouco provável que tenham o dispositivo DR. No caso da necessidade de uma reforma, leve em consideração esse investimento na negociação de compra e peça um desconto para a reforma.

6- Se o proprietário não permitir uma vistoria especializada, desconfie! Bloquear o acesso para algumas áreas do imóvel, significa que provavelmente esses cômodos têm situação mais crítica. O custo da instalação elétrica pode representar de 5 a 10% do valor do imóvel.

7- Questione o proprietário se há muitas ocorrências de lâmpadas queimadas, choques, contas de luz muito altas e desligamento freqüente de disjuntores.

Perfil do Procobre- O Procobre é uma rede de instituições latino-americanas cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundindo sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e o progresso da sociedade. O Procobre faz parte da Internacional Copper Association (ICA, Associação Internacional do Cobre), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.

Fonte: Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário