terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Não compre "apertamento"

Na ânsia de comprar uma casa em condomínio, muitos não atentam para questões como infra-estrutura do bairro e documentação. O engenheiro André Montenegro de Holanda, do Sinduscon, dá algumas orientações na hora da compra



Ana Cecília Mesquista da Redação



Os condomínios horizontais estão por vários bairros da cidade, mas é preciso olhar para as condições do imóvel antes de decidir pela compra. Uma orientação importante é observar se os espaços interno e externo estão dentro do esperado pela família. O gerente de meio ambiente e qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), o engenheiro André Montenegro de Holanda, alerta para que as pessoas evitem cair no conto de comprar apartamento ou até "apertamento", pensando estar adquirindo uma casa em condomínio.

O ideal é que o recuo lateral, a distância de uma casa para outra, seja pelo menos de três metros, na observação de André Montenegro. E que o recuo frontal seja de aproximadamente 20 metros, para que os moradores não fiquem sem privacidade. O engenheiro dá como dicas olhar não somente para a área livre oferecida pelo condomínio, como também observar a infra-estrutura do bairro. "É importante andar, ver se tem transporte urbano, supermercados, padarias, farmácias no entorno".

Deve-se assegurar também que o imóvel está com a documentação em dia. "É importante verificar se está legalizado junto à prefeitura, Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano), Secretaria de Finanças, se não existe débito do imóvel. Depois, verificar se está incorporado junto ao cartório de registro de imóveis", diz André Montenegro. Ele aconselha, na hora de compra, a procura por um corretor de imóveis credenciado pelos órgãos competentes (Conselho Regional dos Corretores de imóveis, Creci). "Pergunte bastante, tenha informações sobre a segurança do imóvel".

Por até cinco anos, os moradores podem reclamar com o construtor sobre os vícios de construção, como infiltrações, conforme André Montenegro. É preciso também olhar para as regras do condomínio, como se é permitido criar animal de estimação, e se o valor da taxas de condomínio cabe no bolso. Questões como quantas vagas há na garagem e os equipamentos de segurança oferecidos são importantes. Embora as últimas notícias apontem que nem mesmo os condomínios estão salvos da violência e dos assaltos na cidade.

O engenheiro André Montenegro lembra que hoje são oferecidas diversas facilidades para adquirir um imóvel, seja em condomínio ou não. "As facilidades para comprar uma casa são amplas por conta dos novos financiamentos bancários. Quase todos têm crédito, com taxas reduzidas, muitas vezes mais atrativas do que financiar com a construtora. Há financiamentos de até 20 anos, com prestações fixas ou decrescentes, sem resíduos ao final das prestações".

RESUMO

Na edição de ontem, O POVO trouxe uma matéria sobre a expansão dos condomínios horizontais em Fortaleza. Em 2006, 20 projetos de construção desses empreendimentos foram aprovados na cidade. No perfil dos moradores, há casais jovens com filhos, além de solteiros que buscam bem-estar e fogem da violência, desejando áreas com equipamentos de segurança e espaço verde.

Fonte: Jornal O POVO

Data: 13/02/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário